Participe da Sociedade Alterativa

A Sociedade Alternativa é aqui! O Novo Aeon chegou, aqui e agora, poste o que tu queres, pois nesse blog é tudo da lei! Para ser incluído como autor na Sociedade Alternativa mande um email para insanoloco@gmail.com. Viva! Viva! Viva a Sociedade Alternativ@!!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Sociedade Alternativa

http://www.facom.ufba.br/com024/raulseixas/socieda.html
A Sociedade Alternativa (SALT)  foi a idéia presente em toda a obra e também na vida de Raul. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nunca passou de uma idéia. Não havia nada de concreto em relação à SALT.
A grande inspiração de Raul nesse sentido veio do mago inglês Aleister Crowley, nascido em 12 de outubro de 1875, na cidade de Leamington.
Crowley era um mago que não se importava muito com as leis impostas e viveu muito intensamente a lei da vontade. Para Crowley, a vontade era mágica. Ele acreditava que o ser humano era capaz de realizar qualquer coisa, mas, para isso, era necessário realmente querer essa coisa.
O mais conhecido livro de Crowley, The Book of the Law - O Livro da Lei, trata do homem sendo seu próprio Deus e da necessidade do respeito à vontade individual de cada um.
Todo o trabalho de Crowley foi muito influente no trabalho de Raul, na idéia da Sociedade Alternativa. O Livro da Lei serviu de fonte de inspiração para duas das mais representativas músicas de Raul: Sociedade Alternativa e A Lei. Mas essa é só uma parte. Crowley e a Sociedade Alternativa foram o "guia" de todo o trabalho do Maluco Beleza.
A Sociedade Alternativa é a crença do ser humano por ele mesmo, no respeito da invidualidade e da vontade de cada um. Raul acreditava que não existiam dois seres humanos iguais, todos são diferentes. Então, não suportava a idéia de leis absolutas que regessem a todos os homens, como se fossem um só. Para Raul, essa lei que impõe uma vontade comum a todos  desrespeita a integridade e individualidade humana.
Egoísmo e individualidade eram termos muito utilizados por Raul para falar da SALT. Mas se trata de um egoísmo no bom sentido, onde cada pessoa é única e tem suas próprias vontades.
Raul acreditava que as pessoas seriam felizes de verdade quando se voltassem para o interior e descobrissem sua criatividade e originalidade; quando cada um descobrisse o que há de único e original em si.
A Sociedade Alternativa é a força da vontade. Raul acreditava numa força praticamente mágica que existe em cada ser humano. E para descobrir essa força guardada dentro de nós, basta querer: "Queira, basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo" (Tente Outra Vez).
Raul realmente acreditou e viveu essas idéias. Em muitos momentos se sentiu sozinho e deprimido. Sentia-se triste ao ver as pessoas ouvirem suas músicas, parecerem perceber tudo de revolucionário que ele dizia, mas nada mudar, nada acontecer.
Foram poucas as pessoas que acreditaram nesse sonho e que ficaram do seu lado.
Mas Raul viveu o que acreditou até o final. Viveu o sonho. E morreu tentando falar dele a todos. E, pelo menos, um sonho o Maluco Beleza pôde realizar: o de Ser Eterno.

Copyright © 1999 - COM 024/ FACOM/ UFBA 
Informações: joaoneto@cpunet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário