Participe da Sociedade Alterativa

A Sociedade Alternativa é aqui! O Novo Aeon chegou, aqui e agora, poste o que tu queres, pois nesse blog é tudo da lei! Para ser incluído como autor na Sociedade Alternativa mande um email para insanoloco@gmail.com. Viva! Viva! Viva a Sociedade Alternativ@!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Veja o mundo pelos olhos de uma abelha!

O olhos das abelhas são muito mais complexos do que se imaginava!

Photo de P.O Gustafson

Enquanto o olho humano é capaz de perceber 30 imagens por segundo, já o olho composto das abelhas e outros insetos é 10 vezes mais rápido, pode perceber até 300 imagens por segundo. Isso significa que se uma abelha assistisse a um filme no cinema ou na televisão as imagens para ela seriam vistas como fotos estáticas e não como movimento. Isso ocorre porque os filmes são compostos por multiplas imagens (frames), cada frame é como uma fotografia, que é sucessivamente substituida por outra, na velocidade de 30 imagens por segundo, dando a ilusão de movimento para nosso cérebro. Devido a baixa resolução temporal da nossa visão, não somos capazes de perceber essas imagens como estáticas e vemos o filme como uma coisa em movimento, mas as abelhas que enxergam bem mais conseguem.
A alta resolução temporal dos olhos dos insetos permite que eles possam enxergar cores e formas de plantas, flores, animais, mesmo voando em grande velocidade.  Apesar das abelhas não serem capazes de perceber a cor vermelha, podem ver cores que o olho humano não consegue ver, como a luz ultravioleta, o azul-violeta.

Olho de uma vespa. Competição Nikon Small World 2010.

 
 Olho de uma abelha. http://scienceinquirer.wikispaces.com/Microscope

O olho da abelha é composto por milhares de pequenos “olhos” de forma hexagonal, denominados de Omatídeos, cujo número varia de acordo com a casta. Os olhos compostos permitem uma visão panorâmica dos objetos afastados, aumentando-os 60 vezes. Além dos dois olhos compostos, as abelhas também possum três olhos simples, ou ocelos, localizados na região frontal da cabeça formando um triângulo. Esses ocelos não formam imagens e têm a função de detectar a intensidade luminosa. As abelhas são capazes de detectar a luz polarizada do sol que utilizam como uma búsola para se localizarem em relação ao norte, sul, leste, oeste.

 
 Photo de P.O. Gustafson

Seria uma coincidência que as celas que compõem as colméias são hexagonais como os Omatídeos de um olho composto?

A informação recebida pelos olhos da abelha é enviada para um pequeno cérebro com cerca de 1 milhão de neurônios. O cérebro humano possui pelo menos mil vezes mais neurônios que isso. Mas mesmo com um número menor de neurônios as abelhas conseguem enxergar coisas que não podemos. Mas podemos utilizar nossa inteligência, proveniente do nosso grande número de neurônios no cérebro, para recriar em computador a maneira como as abelhas vêem o mundo.

Veja abaixo o link que nos permite ver as coisas pelos olhos de uma abelha. 

Olho-de-Abelha 

Você literalmente irá enxergar o mundo com outros olhos!!!

Boa diversão.

-----

Créditos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário