Participe da Sociedade Alterativa

A Sociedade Alternativa é aqui! O Novo Aeon chegou, aqui e agora, poste o que tu queres, pois nesse blog é tudo da lei! Para ser incluído como autor na Sociedade Alternativa mande um email para insanoloco@gmail.com. Viva! Viva! Viva a Sociedade Alternativ@!!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sociedade Alternativa / Brasil

Por Paulo-Piu,

Na sexta feira , dia 20 de março de 1981, Paulo Coelho e Edenilton Lampião (então editor da Revista Planeta estavam promovendo o I encontro da Nova Cultura Brasileira, no Instituto Bennet, no Rio de Janeiro. Eles haviam criado mais uma Ordem Iniciátiva (a Ordem da Estrela Bailarina) e procuravam reorganizar o movimento alternativo no Brasil.
Ordem iniciátiva, mística e esotérica era uma forma também alternativa de reunir pessoas com novas idéias. Juntas, elas passavam - e passam - a geram um campo de energia. Não é por acaso que o segundo LP da carreira de Raul Seixas se chama Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez, lançado pela CBS em 1971.

Paulo Coelho era filiado à Sociedade Secreta da Besta do Apocalipse e dirigia uma revista alternativa chamada 2001. Raul o procurou para comentar sobre um artigo acerca de disco voadores. Da fusão entre a Grã-Ordem Kavernista e a Sociedade Secreta da Besta do Apocalipse nasceu um produto altamente explosivo: a Sociedade Alternativa.

A Sociedade Alternativa foi fundada em setembro de 1973 por Raul Seixas, Paulo Coelho, Adalgisa Halada e Salomé Nadine. Em fevereiro do mesmo ano, participaram de um congresso reunindo as principais sociedades alternativas do mundo, apresentando sua declaração de direitos (baseada em Aleister Crowley, um mago inglês que se auto-denominou A Besta do Apocalipse). A Sociedade Alternativa de Raul Seixas e Paulo Coelho foi reconhecida mundialmente em 17 de fevereiro de 1974, mesmo ano do lançamento do LP Gita.

Em muitos trechos deste estudo, estamos escrevendo nas perguntas que às vezes ouvimos sobre a obra de Raul. Gostaríamos de esclarecer alguns detalhes sobre os símbolos que foram escolhidos para identificar a obra dele. Já falamos sobre os discos voadores. Agora falaremos sobre o Selo da Sociedade Alternativa:

Houve um tempo em que o poder eclesiástico era tão forte que nada poderia ser publicado sem que tivesse o Imprimatur da Igreja. Imprimatur em latim quer dizer imprima-se (ou seja: pode ser impresso, divulgado). Existem ainda religiões onde isso acontece nos dias de hoje. De vez em quando livros ainda são queimados em praça pública e pessoas proibidas de falar. Mas no passado, bibliotecas inteiras como a de Alexandria foram torradas nas fogueiras da intolerância. E milhões de pessoas também. O tipo de letra que a cultura utilizava, sob a influência eclesiástica, era evidentemente o tipo Uncial (escritas à mão pelos monges copistas nos mosteiros) ou o tipo Gótico. Imprimatur - Sociedade Alternativa está no tipo gótico, assim como todos os dizeres das capas do Krig-Ha, Bandolo!, Gita, Novo Aeon e Há 10 Mil Anos Atrás. É para lembrar um velho tempo, mas hoje como uma nova mensagem que diz: todo homem tem o direito de pensar o que quiser, de dizer, de escrever, moldar, esboçar, esculpir, o que ele quiser...

No centro do selo temos uma adaptação da Cruz Ansata. A cruz Ansata (ou ANKH) é um dos hieróglifos egípcios e pode ser facilmente encontrada em toda a literatura que mostra a pictografia egípcia. Para eles, era a Cruz da Vida. Representava ainda o Laço da Sandália do peregrino, do buscador, daquele que quer evoluir, aprender, crescer. Em muitas pinturas egípcias, o deus RÁ (o sol ) está com seus braços colocando esta cruz no nariz das pessoas. Corresponde ao Sopro da Vida (um idéia semelhante a criação de Adão, na Cosmogonia Cristã). É também um símbolo da unidade entre o Ser Masculino e Feminino no Cosmos. No selo da Sociedade Alternativa, a cruz Ansata aparece com dois degrauzinhos em baixo, simbolizando tanto os degraus da iniciação, quanto dando forma de um Chave. Evidentemente a chave de todas as portas. A chave da Sociedade Alternativa. A chave da Vida.

Naquele tempo, Galileu Galilei foi humilhado, seus textos desacreditados e morreu sozinho, em prisão domiliciar. Seu crime: haver definitivamente provado que mais de dois mil anos de cultura religiosa estavam baseados em coisas falsas. Giordano Bruno escreveu sobre a pluralidade dos mundos habitados, aventando a possibilidade de vida em outro planetas. Mas não teve a mesma sorte : morreu na fogueira. Ambos receberam apenas o Imprimatur de suas sentenças de prisão e de morte, assinadas pelos bispos regionais. (Na realidade talvez o Ocidente tenha sido tolerante demais com a intolerância).

Mas em 1974 alguém edita um novo trabalho selado, registrado, carimbado, avaliado e querendo voar. Assinavam Don Raulzito e Don Paulo Coelho, dois super-heróis em aventura na cidade de Thor. E começaram a brincar de pular fogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário