Participe da Sociedade Alterativa

A Sociedade Alternativa é aqui! O Novo Aeon chegou, aqui e agora, poste o que tu queres, pois nesse blog é tudo da lei! Para ser incluído como autor na Sociedade Alternativa mande um email para insanoloco@gmail.com. Viva! Viva! Viva a Sociedade Alternativ@!!!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Formandos de jornalismo escrevem livro sobre o legado de Raul Seixas

Voces estão escrevendo esse livro sobre o legado de Raul Seixas. Qual foi a motivação inicial para escrever esse livro? Voces são fãs do Raul?
R: Sim. Nosso grupo é formado por 5 integrantes. Eu (Bruno), o Raphael, Gustavo, Roberto e Jéssica. Todos curtimos Raul, mas cada um num "nível" diferente e com olhares diferentes. Eu sempre fui apaixonado por Raul Seixas (mas nunca imaginei que faria um TCC sobre ele!) e tinha meus momentos de idas e vindas. Escutava uma época, parava, escutava novamente... até que comecei a escutar o tempo todo! (faz um ano +/-). Como no começo desse ano tínhamos que bolar um tema pro TCC e queríamos a modalidade livro, eu comentei o assunto. A partir daí pensamos em tudo, desde falar sobre Sociedade Alternativa até a vida do cara. Caímos nesse foco dos jovens porque percebemos que é algo que ainda não foi contado e queremos escrever algo de novo (a vida dele já foi recontada várias vezes).

Falem um pouco dos bastidores da realização desse trabalho. Voces tem entrevistado muitas pessoas interessantes? Tem apreendido muito com esse processo?

R: Sim, sim! Todo mundo do grupo passou a gostar muito mais de Raul. Já entrevistamos muita gente. Falamos com fãs na passeata que aconteceu dia 21, aproveitamos pra conversar com gente que conheceu o Raulzito e já entrevistamos alguns "pontos chave" para o livro ser bem escrito (Eddy Star, Sylvio Passos entre muitos outros). Falamos com produtores da época, amigos e gente que tem alguma história ligada com ele. Ainda falta falar com algumas pessoas, mas acho que está correndo tudo bem. A única pena disso tudo é que a Kika Seixas já disse que não poderá dar entrevista (e entendemos o lado dela, claro. Se não dá, ok!). Outras duas dificuldades de contato são o Marcelo Nova e o Paulo Coelho. Estamos trabalhando árduamente para falar com os dois, mas isso tá se mostrando um trabalhão e tanto.

Pra quando o livro pode ser esperado pelo público alvo? Ou ainda é muito cedo para pensar em datas?
R: É cedo ainda, porque primeiro temos de mostrar o livro para a banca que vai nos avaliar. Isso vai acontecer em novembro/dezembro. Depois disso, veremos como vamos fazer pra lançar.

No livro voces falam de pessoas que eram muito novas (ou nem nascidas) quando o cantor morreu? Qual era a idade de voces quando isso aconteceu?
R: Sim, conversamos com muita gente que tem até uns 21 anos, por isso era nova demais. Tem gente de 25, 30 anos, claro, e que também não lembram de muita coisa. Nosso grupo é um exemplo disso. O mais velho vai fazer 30 anos. Eu estou com 21 agora e tinha só 1 mês de vida quando o Raul morreu.

Raul dizia que a Sociedade Alternativa está dentro de voce, porque cada indivíduo é único. Qual é a opinião de voces sobre a Sociedade Alternativa? Voces acham que é uma coisa viável ou apenas mais uma maluquice do Raul?
R: Discutimos isso também e não posso falar a opinião dos outros do grupo. Mas eu acredito que a Sociedade Alternativa está dentro de cada um, porque a ideia é que cada um interprete ela do jeito que entender. Se é viável ou não, não sei. Eu tento seguir essa ideia de "faz o que você quiser, mas nunca invadindo o espaço do próximo" e acho que a coisa funcionaria se todos fizessem isso. Mas enfim...sabemos como é o mundo. Pelo menos tento fazer a minha parte.

Se voces pudessem fazer uma DDI (discagem direta interestelar) pra fazer três perguntas pro Raul, o que iriam perguntar pra ele?
R: Com certeza eu perguntaria pra ele:
- Como foi, detalhadamente, que você escreveu Gita? (e ia querer discutir com ele sobre toda essa viagem)
- Pra você, qual é o sentido da vida?
- Se há tantos caminhos na vida e pouco esperança no ar, aonde você pretende chegar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário