Participe da Sociedade Alterativa

A Sociedade Alternativa é aqui! O Novo Aeon chegou, aqui e agora, poste o que tu queres, pois nesse blog é tudo da lei! Para ser incluído como autor na Sociedade Alternativa mande um email para insanoloco@gmail.com. Viva! Viva! Viva a Sociedade Alternativ@!!!

sábado, 27 de novembro de 2010

Raul & Elvis


Não sei bem ao certo a ordem cronológica dos acontecimentos presleyanos na vida de Raul, mas vamos a esmo...mesmo...
Primeira recordação - Aos 14 anos, funda com Big Ben, o Elvis Rock Club.
No ano seguinte é matriculado em colégio de padres, onde recebe uma advertência na caderneta escolar, porque Raul disse que queria se casar com Elvis Presley, acho que não é bem assim, mas que é divertido, ah isto é...
A partir dos 16 anos, os primeiros conjuntos com aparelhos elétricos em Salvador. Apresentações em clubes, TV´s, rádios, sempre com muito covers de Elvis.
Por volta dos 18 anos, já no grupo The Panthers, grava Coração Partido versão de seu pai, para a Musidem, que foi interpretada por Elvis em Saudades de um Pracinha. Este compacto não foi lançado.
Até que em 1972, no VII Festival Internacional da Canção, apresentou a Roberto Menescal Let Me Sing, Let Me Sing - Menescal ponderou:
- Precisamos de alguém que se vista como Elvis.
- Eu faço! disse Raul.
Mas voltemos um pouco a fita, Raul não foi até Elvis, Elvis foi até Raul. Explico.
Em 1954, surge nos Estados Unidos, Elvis, cantando um rock´n´roll caipira, somado ao blues negro do Sul.
A Bahia de Raul estava lotada de americanos trabalhando para a Petrobrás, que apresentaram a novidade ao garoto Raulzito.
Raul perdeu a segunda série do ginásio por 5 anos (segundo o próprio), para comparecer a programas de rádio, onde ele era o único que cantava e tocava ao vivo.
Até o fim da vida, Raul dizia que os seus ídolos eram: Professor Pardal, Elvis, Nero e o Passarinho Caga-Sebo.
Mas voltando ao Let me Sing - A Philips, lançou um compacto simples, onde o lado B era Teddy Boy, Rock e Brilhantina.
E assim veio a carreira, aí vieram as carreiras, muitas...brilhantes...
Em 1974, em uma espécie de exílio, vai para os Estados Unidos com Paulo Coelho e esposas, e visitam Graceland a casa de Elvis Presley.
Em 1976 (ano em que encerra a parceria com Paulo Coelho), lança o LP Há 10 mil Anos Atrás, música que tem título homônimo à canção já lançada por Elvis.
Em 1978, no show O Dia Em que a Terra Parou, usa de todos os trejeitos e alguns figurinos de Elvis.
Em outro show em 1982, repete a dose, dando golpes imaginários de karatê à la Elvis Presley, além das paradinhas, caras & bocas.
Em meio à isso tudo, um constrangimento - Raul aparece em um poster da revista POP, jogando detefon em um Elvis já decadente (estilo Las Vegas) e dizendo:
"Sai pra lá vovô, que teu barato é outro"
Meu amigo Gil, não perdoou:
- Pra mim, esse Raul Seixas morreu.
E morreu mesmo, mas sempre cultuando Elvis, imitando Elvis.
Em 1985, o Raul Rock Club (não é mera coincidência), lança o LP Let Me Sing My Rock And Roll, este disco se torna o mais raro e cultuado pelos fãs, até os dias de hoje, só saíram 1000 exemplares, todos numerados.
Um dos seus últimos amigos foi Elzyo Silver, segundo algumas fontes, o melhor cover de Elvis do mundo.
Fez-se a amizade e como a muitos, Raul prometeu uma força na carreira (profissional) de Elzyo, autorizou a gravação de Medo da Chuva em inglês, cantada, é claro, à la Presley.
A gravação aconteceu, a amizade continuou, Elzyo lhe emprestou um vídeo de Elvis no Haway, Raul apertou o play, mas aí... foi a a vilda, que lhe deu um Stop!
Reinaldo Pinheiro de Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário