Participe da Sociedade Alterativa

A Sociedade Alternativa é aqui! O Novo Aeon chegou, aqui e agora, poste o que tu queres, pois nesse blog é tudo da lei! Para ser incluído como autor na Sociedade Alternativa mande um email para insanoloco@gmail.com. Viva! Viva! Viva a Sociedade Alternativ@!!!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Raul Seixas e a Filosofia

Todo Raulseixista que se preze conhece quase todas as músicas de Raul Seixas como a palma da mão, porém nem todos sabem da influência de filósofos, cientistas políticos e religiosos nas letras do Raulzito. Raul apesar de quando jovem ser um aluno relapso, era um leitor voraz e chegou a começar uma faculdade de Direito mas abandonou para se dedicar à música. E ao decorrer de sua carreira, em suas composições, ele utilizou-se de vários pensadores.

Nas suas músicas há uma forte influência do escritor inglês Colin Wilson, que era um "Outsider"(não achei uma tradução literal), que é alguém que vê o mundo de uma forma diferente e tem o dom de observar coisas que os cidadãos comuns não enxergam e esse é o caso de Raul.

Vê-se também a influência do anarquista Proudhon principalmente na música "O Carimbador Maluco", quando ele diz "tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado...", uma crítica descarado ao governo e a burocracia e assemelha-se com Proudhon que diz "Ser governado é ser a cada operação... notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, autrizado, rotulado". Alguns ignorantes criticaram Raul, dizendo que ele tinha se vendido ao sistema (essa música foi feita para o Especial "Pluct Plact Zumm" da Rede Globo), sem perceber a crítica expressa na música.

Na música "Cowboy Fora da Lei" ele faz referência a iconoclastia( doutrina que se opõe ao culto de ícones religiosos) quando ele diz "...ó coitado, foi tão cedo, deus me livre eu tenho medo, morrer dependurado numa cruz...", além de criticar o sistemas e mostrar o peso de ser um ícone.

O filósofo mais recorrente no trabalho de Raul Seixas com certeza foi o pessimista alemão Arthur Schopenhauer, que foi responsável pela metamorfose do Raulzito. Ainda com "Os Panteras" em 68, Raul compôs a música "Trem 103", onde citou Schopenhauer "...conciente de voltar por onde vim..." e o trem passou a ser recorrente em seu trabalho (Trem das 7, A hora do trem passar, e num trecho de Carpinteiro do Universo). A música "Mosca na Sopa" também é inspirada no filosofo "...Se a mosca, que agora zumbe em torno de mim, morre à noite, e na primavera zumbe outra mosca nascida do seu ovo, isso é em si a mesma coisa." E a citação mais forte é na música "Nuit" quando ele diz "...Quão longa é a noite do tempo sem limites, comparada ao curto sonho da vida."

Outro pensador muito importante para Raul é o ocultista inglês Aleister Crowley, do qual ele se apropiou do pensamento para criar a "Sociedade Alternativa". Em várias músicas como "Sociedade Alternativa", "Loteria da Babilônia", "A Lei", onde ele mostra esse pensamento místco-liberal extraído dos livros "O Livro das Leis" e "O Mundo como Representação e Vontade", de Crowley e Schopenhauer respectivamente.

Raul ainda mostra referências do hinduísmo como na música "Gita", além de trechos da Bíblia e citações católicas em músicas como "A Maçã", "Judas" e "Ave Maria da Rua". A literaura de Miguel de Cervantes aparece na música "Prelúdio" com referência ao livro "Dom Quijote de La Mancha", "...Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade."Também, a música "Agua Viva", é uma citação ao trabalho do poeta místico espanhol San Juan de la Cruz. Raulzito ainda usou de outros pensadores, como Sócrates, Platão, Sartre, mostrando sua forte ligação com a filosofia.

Enfim, Raul Seixas nunca foi um cantor qualquer, foi um homem muito culto e mostrou isso em suas músicas. Pra muitos ele foi apenas um louco, porém para aqueles que sabem entende-lo ele foi com toda certeza um dos mais importantes compositores da música brasileira e mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário